A Biblioteca Humana (The Human Library) - Alternative Art

A Biblioteca Humana (The Human Library)

1701 visualizações

comentários

A Universidade de Rochester (NY) em parceria com a Biblioteca Pública da cidade lançou mão de um conceito único e super criativo de biblioteca que une o útil ao agradável: conhecer histórias e pessoas interessantes.

Pessoas com estilos de vida e ideias diferentes se tornam “livros” humanos. Pessoas reais, voluntárias, capazes de comunicar a sua realidade pessoal que foram vítimas de discriminação ou exclusão social e que estão disponíveis para se encontrar, num ambiente aberto, acolhedor e seguro, com um ou mais “leitores” interessados. Identificadas com uma camiseta avisando de seus “títulos”, elas costumam contar a história de suas vidas. Para os leitores, basta escolher o que querem “ler”.

Um método muito interessante para promover o diálogo, reduzir preconceitos e estimular a compreensão. E também ótimo para quem não consegue mais ler livros até o final. Para garantir um espaço de discussão saudável, algumas regras são seguidas. O evento, gratuito e aberto ao público, conta com o apoio de seguranças e busca misturar bem os tipos de “livro”, para que não vire, por exemplo, mobilização de um grupo social apenas.

Claro que os envolvidos são figurinhas interessantes, com histórias incríveis para compartilhar, com destaques para uma mulher que cresceu na África do Sul em pleno apartheid, um ex-professor que passou por uma operação para mudança de sexo e um veterano da Guerra do Vietnã.

A primeira “Biblioteca Humana” foi realizada na Dinamarca em 2000, como parte de um programa e movimento anti-violência. Desde então, centenas de bibliotecas humanas já foram organizadas ao redor do mundo. Essa é a primeira vez que uma instituição acadêmica sedia o evento.

Fonte

TAGS: The Human Library, a biblioteca humana, criatividade, histórias, pessoas interessantes

Autor:

Rua Ricardo de Jesus Ferreira, 215 - Cachoeira do Sul/RS

(51) 3530-1666

contato@agenciafaro.com.br