O que as escolas não ensinam às crianças - Alternative Art

O que as escolas não ensinam às crianças

974 visualizações

comentários

Será que ler e escrever é tudo que as crianças precisam aprender para estabelecer uma comunicação com o mundo? Em pleno 2013, tente se lembrar de alguma atividade que não envolva tecnologia e/ou computadores. Ler um livro? Será que você lê na tablet? Digamos que seja um livro impresso, alguém certamente diagramou utilizando um software. E correr na praia? Bom, será que você não tem uma playlist no seu mp3 player, ou controla sua quilometragem com um app? As novas gerações estão cada vez mais conectadas à internet e a tecnologia. São nativos digitais. Olha só:

 

 

Mas, mesmo nascendo de olho em computadores e gadgets, crianças e jovens não sabem a linguagem da tecnologia. Ou seja, todos sabem usar, mas não sabem criar.

A programação é a linguagem básica para determinar que o computador ou smartphone execute alguma ideia que você criou. E, mesmo assim, a programação ainda é vista como um bicho de sete cabeças. Não faz parte da grade das escolas, e muito menos das atividades de lazer. Será que é tão chato assim?

Veja este vídeo e entenda como a programação pode fazer parte do cotidiano infantil de um jeito divertido:

 

 

Criar “coisas” é o objetivo da programação. E crianças adoram inventar. Por que não criar de um jeito lúdico? Esta é a proposta do CodeClub, uma rede mundial de aulas gratuitas para crianças, apoiada pelo Google. Ela utiliza o Scratch, uma linguagem que mistura lógica com ilustrações, histórias e personagens.

 

codeclub

 

Se você gostou do assunto, em novembro vai rolar o #cday no Rio de Janeiro, com palestras super inspiradoras. Um dos convidados, Felipe Fernandes, é instrutor de webdesign no Complexo do Alemão e voluntário do projeto CodeClub Brasil.  Ele vai nos contar como que ensinar programação para crianças pode ser divertido. Ainda tem vagas, inscreva-se aqui.

 

Fonte: CuteDrop

TAGS: algoritmos nas escolas

Autor:

Rua Ricardo de Jesus Ferreira, 215 - Cachoeira do Sul/RS

(51) 3530-1666

contato@agenciafaro.com.br